quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Visto canadense e dicas para visto americano...

Parte II - Visto canadense.

O visto canadense, assim como qualquer visto que você precise, é necessário definir qual a finalidade: estudos / negocios / trânsito / Turismo...

Estudos: Exclusivo para estudos e alguns casos depedendo do periodo da viagem não permite que você trabalhe.

Negócios: Exclusivo para viagens de trabalho

Trânsito: Apenas para escala, ou para o periodo menor a 24h. Ex: Para entrar nos EUA é obrigatório que você tenha o visto americano, MESMO que faça apenas escala, caso contrário mude sua rota !

Turismo: Viagens de lazer

Estes q citei são os principais...apenas para esclarecimento conforme solicitações...

Bom o visto canadense ao contrário do mexicano deu um pouquinho de trabalho...

1) Uso de despachante

Oriento a todos que estão interessados a tirar o visto americano e canadense que contratem o serviço de um despachante, devido aos inúmeroS documentos solicitados, pelo fato de uma segunda avaliação, neste caso solicitando mais documentos ou não e pela praticidade de ter alguém que faça "quase" tudo por vc, pois leva tempo, disponibilidade, oque no meu caso não existia.

Importante: Quando ressalto a importância do despachante, deixo bem claro que fica a critério de cada um, mas por experiência própria e de terceiros eu indico o uso sim. Ex: Tenho uma amiga q fez o processso do visto americano sozinha, esperou 3h no consulado, foi bem cansativo...
Bom...ai cabe a você decidir.

2) Documentos

Os documentos são muuiitoos...a questão é organização.

Segue site do consulado para mais detalhes:

http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresil/offices-bureaux/services_sao.aspx?lang=por

Em geral os documentos são sempre os mesmos, sendo os principais : extratos bancários, hollerits...enfim comprovante de renda.

No processo do Canada, além dos documentos, você preenche também dois formulários, um em inglês e outro em português. Cuidadoooo, NÃO MINTA, e não faça confusão com datas. Oque tiver em um deve conter no outro. O formulário em inglês é facil de entender, porém mais detalhado que o outro em português. Eu li, reli e ai sim preenchi, estava certa das informações ( tive ajuda de amigos também..rs).

3) O processo...

Processo encaminhado ao despachante e no dia seguinte avaliação do documentos e nova exigência: carta de um responsável financeiro...não entendi a principio pq, mas a necessidade era devido a minha idade, sendo assim um responsável financeiro...

Este responsável não precisa ser necessariamente os pais, pode ser um amigo proximo da familia que comprove renda e que seja seu padrinho de viagem, assinando uma declaração que conste isso, e comprove isso. No meu caso peguei o IR como comprovante de renda.

Ufaaa...agora sim ok...

4) Consulado

O site do consulado informa que visto para estudante temporario ( meu caso) leva em média 6 dias para ser aprovado ...o meu não !!

Para meu despero e ansiedade meu visto saiu em 10 dias...e eu ja estava quase desistindo da viagem...era mto tempo sem nenhum parecer...rs

10 dias de pura tensão e finalmente o resultado: VISTO APROVADO.



5) Geral


Detalhes: Os EUA também são muitos detalhistas, são dois ou três formulários, não me lembro exatamente e muuuiitos documentos. O processo é demorado e tem entrevista, ao contrário do Canadá que na grande maioria não exige entrevista.

Os documentos encaminhados aos consulados ficarão com eles, portanto tire xerox de tudo, para evitar problemas...

Bom...acredito que seja isso...

qualquer dúvida perguntemm !!

bjsss

Um comentário:

  1. Ola Priscila
    Gostei muito das sua informações.
    Eu tambem estou querendo conseguir um visto para o Canada de visitante... eu sou depedente dos meus pais, só que eles não tem como comprovar a renda deles...vc tem alguma sujentão de como eu posso mesmo assim provar para o Consulado Canadense que eu tenho dinheiro para me sustentar no meu periodo de estadia no Canada.
    Obrigada.

    ResponderExcluir